E, com eles, se foi o que restava do espírito guerreiro!


Sonho europeu, começo de temporada com contratações galáticas e, consequentemente, saída de jogadores que perderam espaço ou foram seduzidos pelo velho continente, esta mistura culminou na saída dos dois últimos remanescentes de um timaço que encantou 99% dos tricolores.

Mariano e Marquinho respectivamente

Marquinho e Mariano eram 2 peças importantíssimas no timaço que foi formado, desesperadamente, em meados outubro de 2009 quando o Flu estava na lanterna, fazendo simplesmente o pior brasileirão da sua história. Jogadores renomados como wellington monteiro, Luiz Alberto, Leandro, Fabinho, Kieza, Roni, entre outros que não me recordo agora, aliás já não queria me recordar dos citados, foram substituídos como ultima cartada desesperada do então técnico tricolor cuca, que corajosamente colocou em campo uma mescla de garotos da base com contratações discretas daquele ano, formando uma escalação com Mariano, Digão, Gum, Dalton, Dieguinho; Marquinho, Diogo, Conca; Fred e Maicon/Alan, responsáveis pela incrível arrancada de 9 vitórias em 10 jogos que salvou o time do rebaixamento (99% provável segundo matemáticos) com 46 pontos (o coritiba caiu com 45), e no ano seguinte conquistou o titulo do brasileirão. É verdade que o Fred continua no elenco, porém ele comandava aqueles guerreiros e, com a sua técnica, decidia fazendo gols sempre após boas jogadas do alan, maicon, conca, mariano e marquinho.

Sempre vibrante guerreiro tricolor
Assim como no início de 2011, boas contratações foram feitas pela diretoria, porém uma "troca" foi muito questionada. em 2011 o tricolor abriu mão do meia Thiago Neves porque já havia contratado o Souza, da mesma posição. 
Consertada a burrada do ano passado agora em 2012, pisaram na bola outra vez ao trazer o Wagner e emprestar o Marquinho à Roma da Itália (mantendo o horroroso souza no elenco). Não que eu já esteja cornetando o Wagner, que está claramente sem ritmo e não habituado ao futebol brasileiro, porém o Marquinho sempre foi um jogador raçudo e decisivo, que não se escondia em jogos importantes e nunca deixou de ser vibrante quando estava em campo, guerreiro como era, já havia cativado a torcida, foi uma perda imensurável ao elenco tanto dentro de campo quanto fora, pois era também um jogador bom de ambiente.
Guerreiro por dar a volta por cima e calar a muitos
Já com relação ao Mariano, a diretoria tricolor não teve muito o que fazer, pois era sonho do jogador atuar na europa e, diante da proposta do bordeaux, tornou-se impossível a sua continuidade. O Bruno, seu substituto, era uma das estreias mais aguardadas deste elenco, pois quando atuou pelo figueira, apesar de ainda assim ter números menos expressivos que o seu antecessor no brasileiro de 2011, mostrava-se um lateral raçudo, habilidoso, bom de cruzamento e excelente no ataque. Porém o que parece neste comecinho de temporada é que a camisa de um clube grande está pesando, e o lateral sequer tem ido ao apoio quando o time está a frente, o que atrapalha os ataques, visto que os jogadores da linha de frente têm de reter um pouco mais a bola para o lateral direito acordar para a vida e subir, pois está em um time que se acostumou a atacar com os 2 laterais em cima. O Carlinhos, sempre ofuscado pelo Mariano, ter sido a principal opção de ataque pelas laterais hoje, é uma clara amostra do poderio ofensivo que a equipe perdeu e, o Jean que pensava finalmente ter uma chance de jogar de volante, que é a sua posição de origem, que abra o olho.. ou será usado novamente para tapar buraco na lateral direita, como nos velhos tempos de são paulo.

No mais a derrota não foi preocupante, neste fraco e apagado campeonato carioca onde a atenção de três dos quatro principais concorrentes está voltada a outra competição, o time B do tricolor garante tranquilamente um lugar na semi-final (e arrisco dizer que o time B garantiria a classificação de forma mais tranquila que o time principal, que joga tirando o pé das divididas para estar inteiro na disputa da libertadores)


Artigos Relacionados:

Novo Comentário

 

Copyright Maykon Kjellin | | Designer